A partir da tarde desta quarta-feira (22), o estado de São Paulo enfrentará instabilidades climáticas, com previsão de pancadas de chuva em todo o território paulista, inclusive na capital. Essas condições podem desencadear novos temporais localizados, alertam os meteorologistas.
A virada mais significativa no tempo está prevista para acontecer entre a quinta (24) e a sexta-feira (25), com a passagem de uma nova frente fria. Nesse período, o contraste entre o ar quente e a influência da frente fria potencializará a ocorrência de temporais em todo o estado.
Na quinta-feira, são esperadas pancadas localizadas de chuva pela manhã, com condições para temporais mais generalizados e duradouros entre a tarde e a noite. A influência da frente fria persistirá na sexta-feira, levando à diminuição das temperaturas em grande parte do estado. Apesar da queda de temperatura, as condições de instabilidade se manterão, com chuva em todas as regiões paulistas. No litoral, a chuva será constante, com períodos de intensificação, enquanto no interior, especialmente nas regiões centro-oeste e sul, as condições permanecerão propícias para temporais.
A previsão de acumulados de chuva para o período de quarta a sexta-feira é a seguinte:
– Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba, regiões de Campinas e de Sorocaba: de 60 mm a 100 mm
– Litoral e Vale do Ribeira: de 100 mm a 200 mm
– Serra da Mantiqueira: 100 mm a 150 mm
– Norte e noroeste paulista: 50 mm a 90 mm
– Centro e oeste do estado: 80 mm a 120 mm
A população deve estar atenta, pois durante os temporais, há possibilidade de fortes rajadas de vento, podendo variar de 51 a 70 km/h, com áreas isoladas podendo registrar valores superiores.
Em São Paulo capital, a quinta-feira será abafada, com períodos de sol entre nuvens. As primeiras pancadas de chuva são esperadas pela manhã, intensificando-se durante a tarde e noite, com alto potencial de temporal. Na sexta-feira, os ventos marítimos associados à frente fria predominarão, resultando em céu nublado, chuva frequente e queda de temperatura. Ventos podem atingir rajadas de 40 a 50 km/h. O fim de semana seguirá com tempo úmido e temperaturas mais baixas, mas sem risco de chuvas intensas.