O mercado acionário brasileiro recebeu R$ 10,06 bilhões em saldo líquido de compras de ações por investidores estrangeiros na segunda-feira (5), no primeiro pregão após o primeiro turno das eleições presidenciais. O montante foi o maior fluxo diário registrado em 2026 e ocorreu no mesmo dia em que o Ibovespa subiu 7,70%, para 206.911,89 pontos, maior nível de fechamento de sua história até então.
O resultado eleitoral alterou de forma imediata a percepção de risco de parte dos investidores internacionais. Flávio Bolsonaro (PL) terminou o primeiro turno com 47,03% dos votos válidos, à frente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que obteve 45,16%, levando os dois candidatos ao segundo turno marcado para 25 de outubro. A diferença de 1,87 ponto percentual passou a ser incorporada às avaliações de mercado sobre a possibilidade de mudança na condução econômica a partir de 2027.
O movimento, porém, não representa necessariamente um ingresso de US$ 10 bilhões no sistema financeiro brasileiro. O indicador de fluxo de investidores estrangeiros da B3 corresponde ao saldo entre compras e vendas desses participantes no mercado de ações, e pode refletir mudanças de posição dentro do próprio mercado. A distinção é relevante para dimensionar corretamente a reação dos investidores ao resultado eleitoral. A B3 informa que suas estatísticas de movimentação de estrangeiros são estruturadas a partir das operações realizadas por investidores não residentes nos mercados considerados pela metodologia da bolsa.
Um único pregão concentrou quase 80% do fluxo de outubro
A dimensão do movimento fica mais clara quando o dado é comparado com os acumulados anteriores. O saldo estrangeiro em outubro chegou a R$ 12,61 bilhões até o pregão de 5 de outubro. Isso significa que somente a sessão posterior ao primeiro turno respondeu por aproximadamente 79,8% do fluxo positivo acumulado no mês até aquele momento.
No acumulado de 2026, o saldo estrangeiro passou de R$ 29,95 bilhões antes do pregão de segunda-feira para R$ 40,01 bilhões depois dele. O incremento de R$ 10,06 bilhões corresponde a cerca de 25,1% de todo o saldo positivo registrado no ano até então. Em termos relativos, o estoque acumulado cresceu 33,6% em apenas uma sessão.
A comparação com setembro também mostra a intensidade do movimento. O fluxo estrangeiro líquido daquele mês havia sido de R$ 9,11 bilhões. Portanto, os R$ 10,06 bilhões de 5 de outubro superaram em cerca de 10,4% todo o saldo de setembro. A diferença entre o fluxo acumulado de outubro e o aporte de segunda-feira indica ainda que outros R$ 2,55 bilhões haviam sido registrados nos pregões anteriores do mês.
O comportamento dos demais grupos de investidores reforçou a concentração da demanda externa. Na mesma sessão, pessoas físicas venderam R$ 5,30 bilhões em ações, segundo o levantamento divulgado sobre o fluxo da B3. O dado mostra que a alta do índice não resultou de uma recomposição uniforme das posições entre todos os participantes do mercado.
A própria B3 vinha apontando a relevância do investidor estrangeiro para a formação dos volumes negociados. No primeiro trimestre de 2026, o fluxo de estrangeiros no mercado acionário havia somado R$ 53,8 bilhões, enquanto o volume financeiro médio diário no mercado à vista alcançou R$ 34,8 bilhões.
Bancos globais passaram a trabalhar com cenário mais favorável
A reação eleitoral também provocou mudanças nas recomendações de grandes instituições internacionais. O J.P. Morgan e o Morgan Stanley elevaram suas avaliações sobre as ações brasileiras depois do primeiro turno, argumentando que o resultado aumentou a possibilidade de uma mudança na política econômica a partir de 2027.
O Morgan Stanley passou a trabalhar com uma perspectiva mais positiva para a Bolsa e manteve, em seu cenário otimista para 2027, um Ibovespa na região de 250 mil pontos. A instituição também projetou espaço para novas altas ainda em 2026 e defendeu uma rotação de posições, com maior exposição a ações domésticas após o resultado eleitoral.
O J.P. Morgan, por sua vez, avaliou que o MSCI Brazil poderia acumular valorização de até 20% em seu cenário para os ativos brasileiros. A leitura das duas instituições tem um ponto em comum: o potencial de reprecificação não estaria restrito ao desempenho da Bolsa no pregão imediatamente posterior à eleição, mas dependeria da possibilidade de mudança nas expectativas para a política fiscal e para a trajetória dos juros.
O fator fiscal aparece no centro da interpretação dos bancos. Uma redução da percepção de risco sobre a dívida pública pode alterar as taxas de juros de longo prazo, reduzir o custo de capital das empresas e elevar o valor presente dos fluxos de caixa utilizados na precificação das ações. O efeito é especialmente relevante para empresas domésticas, mais sensíveis às condições de crédito e ao nível dos juros reais.
Esse mecanismo ajuda a explicar por que o movimento não ficou concentrado em ações exportadoras ou em companhias diretamente ligadas às commodities. A reprecificação observada após o primeiro turno alcançou setores dependentes da atividade doméstica e do mercado de capitais, refletindo uma expectativa de eventual redução do prêmio de risco brasileiro. A alta do Ibovespa de 7,70% em 5 de outubro foi acompanhada por valorização do real e forte recuo das taxas futuras de juros.
Potencial adicional de recursos é relevante, mas não equivale a previsão de entrada
As estimativas produzidas por bancos indicam que o fluxo de segunda-feira pode ser apenas parte de uma recomposição mais ampla, caso as condições esperadas pelo mercado se confirmem.
O Morgan Stanley trabalha com uma estimativa potencial de US$ 10 bilhões a US$ 20 bilhões de recursos de fundos dedicados a mercados emergentes, além de outros US$ 30 bilhões a US$ 40 bilhões de investidores globais. Esses valores representam espaço potencial de realocação e não uma projeção de que todo o montante será efetivamente aplicado em ações brasileiras.
A diferença entre potencial e fluxo realizado é importante. Os R$ 10,06 bilhões observados em 5 de outubro são um dado efetivamente registrado no mercado. Já as estimativas dos bancos dependem de condições futuras, como a definição da política econômica, a composição da equipe do próximo governo, a evolução do segundo turno e a trajetória das contas públicas.
O Itaú BBA calculou um potencial de R$ 270,2 bilhões de recursos adicionais para a Bolsa caso investidores estrangeiros e fundos domésticos retornem a níveis históricos de exposição. Desse total, R$ 123,1 bilhões seriam associados a uma maior participação estrangeira e R$ 147,1 bilhões a uma recomposição das posições dos fundos brasileiros.
As duas estimativas não podem ser somadas. O cálculo do Itaú BBA parte de uma comparação entre os níveis atuais de participação dos investidores e suas médias históricas, enquanto a estimativa do Morgan Stanley considera potenciais movimentos de alocação vinculados a diferentes grupos de investidores globais. São metodologias distintas e, portanto, representam dimensões diferentes do potencial de demanda.
Ainda assim, as cifras ajudam a dimensionar o espaço que o mercado identifica para uma eventual normalização das posições em ações brasileiras. O dado de segunda-feira mostra que uma parcela desse movimento já começou, mas a velocidade e a continuidade dependerão dos próximos sinais políticos e econômicos.
Rali perde força no dia seguinte, mas Bolsa permanece perto do recorde
A reação inicial não se transformou em uma trajetória linear de alta. Na terça-feira (6), o Ibovespa B3 recuou 0,52%, para 205.835,29 pontos, em um movimento de realização de lucros após o salto de 7,70% da sessão anterior. Mesmo com a queda, o índice permaneceu apenas 0,52% abaixo do recorde de fechamento registrado na segunda-feira.
A sequência dos dois pregões mostra que parte da valorização foi incorporada de forma imediata, mas também que o mercado passou a testar se as novas expectativas seriam sustentadas por fundamentos. Um avanço de 7,70% em uma sessão coloca os preços em outro patamar rapidamente; para que esse movimento se transforme em uma tendência, os investidores precisarão encontrar evidências de que a mudança esperada no cenário econômico é executável.
O principal ponto de atenção está na política fiscal. A reação positiva dos ativos incorpora uma expectativa de maior controle das contas públicas, mas o resultado eleitoral, por si só, não altera a dívida, o resultado primário ou a trajetória dos gastos. Essas variáveis dependerão de medidas efetivamente formuladas, aprovadas e executadas após a eleição.
Também permanece aberta a composição da política econômica de um eventual novo governo. Para o mercado, nomes da equipe econômica, metas fiscais, medidas de contenção de despesas, eventuais privatizações e mudanças regulatórias terão peso na definição do prêmio de risco atribuído aos ativos brasileiros.
O segundo turno acrescenta outra camada de incerteza. Até 25 de outubro, investidores precisarão incorporar não apenas novas pesquisas e alianças políticas, mas também eventuais mudanças nos programas econômicos e nas sinalizações dos candidatos. O movimento de segunda-feira, portanto, representa uma reprecificação baseada em probabilidade, e não uma confirmação de que determinada política econômica será adotada.
Nesse contexto, o fluxo estrangeiro de R$ 10,06 bilhões funciona como um indicador da intensidade da reação inicial do mercado ao novo desenho eleitoral. A cifra, recorde diário de 2026, elevou em um único pregão o saldo acumulado do ano em um terço e concentrou quase quatro quintos do fluxo positivo de outubro até aquele momento. A continuidade desse movimento dependerá de quanto das expectativas incorporadas aos preços se transformar em propostas, decisões e resultados econômicos concretos.
Fontes:
B3 – dados do fluxo de investidores estrangeiros e desempenho do Ibovespa nos pregões de 5 e 6 de outubro de 2026
B3 – metodologia e histórico dos dados de movimentação de investidores estrangeiros no mercado de renda variável
Banco Central do Brasil – dados oficiais de câmbio e acompanhamento do mercado financeiro
Morgan Stanley – atualização da recomendação para ações brasileiras e cenários para o Ibovespa
Itaú BBA – estimativa de potencial de alocação de investidores estrangeiros e fundos domésticos na Bolsa brasileira







