Com a abertura do prazo para a entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 na última sexta-feira, 15, parte dos contribuintes já aproveitou o fim de semana para acertar as contas com o Leão. Até o domingo, a Receita Federal já havia recebido 2,24 milhões de declarações, o que corresponde a 5% das 43 milhões esperadas pelo Fisco.
O prazo para a entrega da declaração vai até as 23h59min59s do dia 31 de maio. A Receita Federal ampliou o prazo para que os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida, que é enviada duas semanas após a entrega dos informes de rendimentos pelos empregadores, planos de saúde e instituições financeiras.
Para evitar transtornos na hora de preencher a declaração, Cristiana Schumacher, sócia da Schumacher Contabilidade e Assessoria, orienta os contribuintes a manterem uma rotina de organização nos documentos ao longo do ano. Ela destaca a importância de verificar os informes de rendimentos e organizar as movimentações financeiras realizadas no ano anterior, incluindo compras e vendas de veículos e imóveis, além de guardar comprovantes de gastos ou rendimentos.
Schumacher ressalta que é fundamental manter os documentos guardados por pelo menos cinco anos, pois, em caso de cair na malha fina da Receita Federal, será necessário apresentar os documentos impressos. Ela alerta que é impossível “esconder” informações do Fisco devido ao avanço da tecnologia utilizada na fiscalização.
Luciano Muller, presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos de Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), destaca o mecanismo que permite a doação de parte do imposto devido para fundos do Idoso e da Criança e Adolescente. Muller ressalta que é uma doação de suma importância, sem custo para o contribuinte, e que pode escolher a cidade onde o recurso será aplicado, sendo valores que ficam na região.
Ele enfatiza que os profissionais da contabilidade podem oferecer a melhor orientação para utilizar esse mecanismo e incentiva os contribuintes a considerarem essa opção ao realizarem suas declarações do Imposto de Renda deste ano.