O Brasil conquista posições de destaque no cenário aeroportuário internacional, com quatro de seus terminais entre os dez melhores do mundo, de acordo com o ranking AirHelp Score de 2023. O Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, localizado em Recife (PE), conquistou a segunda posição global, ficando atrás apenas do Aeroporto Internacional de Mascate, em Omã, na Ásia.
O Aeroporto Internacional de Brasília, no Distrito Federal, se destacou na quarta colocação, enquanto os aeroportos internacionais de Belém/Val-de-Cans (PA) e Belo Horizonte/Tancredo Neves (MG) ocupam respectivamente o sétimo e oitavo lugares no ranking mundial.
A avaliação abrangeu 194 terminais e foi conduzida por aproximadamente 16 mil usuários de 58 países ao longo dos primeiros dez meses deste ano. O levantamento considerou três aspectos principais: pontualidade dos voos, opinião dos clientes sobre a qualidade dos serviços prestados (equipe do aeroporto, tempo de espera, acessibilidade e limpeza) e qualidade das lojas e restaurantes.
Confira as pontuações dos quatro aeroportos brasileiros no ranking:
1. Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre (Recife, PE):
– Pontualidade dos Voos: 8,48
– Qualidade do Serviço: 8,38
– Qualidade do Comércio: 8,67
– Nota Final: 8,49
2. Aeroporto Internacional de Brasília (Distrito Federal):
– Pontualidade dos Voos: 8,63
– Qualidade do Serviço: 8,11
– Qualidade do Comércio: 8,14
– Nota Final: 8,43
3. Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans (Pará):
– Pontualidade dos Voos: 8,49
– Qualidade do Serviço: 8,19
– Qualidade do Comércio: 8,17
– Nota Final: 8,36
4. Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/Tancredo Neves (Confins, MG):
– Pontualidade dos Voos: 8,39
– Qualidade do Serviço: 8,22
– Qualidade do Comércio: 8,35
– Nota Final: 8,35
Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil, comenta sobre o sucesso brasileiro: “O Brasil conseguiu repetir o resultado do último ano, quando quatro aeroportos brasileiros figuraram entre os dez melhores do mundo. Atingir um feito desse nível por dois anos consecutivos comprova que a gestão operacional e a infraestrutura dos aeroportos aqui instalados têm melhorado bastante ao longo dos últimos anos.”
A lista estendida dos 20 melhores aeroportos do mundo inclui ainda dois terminais brasileiros: o Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho, na 12ª colocação, e o Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pena, no 18º lugar. Outros aeroportos brasileiros também marcam presença, consolidando a reputação do país na oferta de serviços de alta qualidade no setor de aviação.