A tradicional festa de aniversário da Rua 25 de Março, uma das mais movimentadas e icônicas vias do centro de São Paulo, que estava programada para acontecer nesta segunda-feira (25/3), foi cancelada devido aos persistentes problemas no fornecimento de energia elétrica na região.
Há cerca de 10 dias, a área vem enfrentando oscilações de luz, e uma parte significativa do comércio local ainda está operando com o auxílio de geradores. A decisão de cancelar o evento foi tomada pela Rede Social Centro, em conjunto com a União dos Lojistas da Rua 25 de Março e Adjacências (Univinco 25), devido à incerteza sobre a estabilidade do fornecimento de energia, o que inviabilizaria a realização segura da festa. Não há planos para remarcar o evento.
Originalmente planejada para ocorrer das 10h às 16h de hoje, a programação da festa incluía apresentações de dança, música e uma missa, celebrada na Igreja de Anunciação da Mãe de Deus, a primeira igreja Ortodoxa do Brasil, localizada na região. Além de comemorar o 159º aniversário da rua, o evento também celebraria o Dia Nacional da Comunidade Árabe, com pratos típicos e atrações culturais.
Desde o sábado retrasado (16/3), a Rua 25 de Março vem sofrendo com apagões recorrentes. Essa situação, que também afetou outras áreas do centro da cidade, continua a prejudicar o funcionamento normal dos estabelecimentos comerciais, muitos dos quais estão operando com geradores, como é o caso da Rua Paim, na Bela Vista.
Até o momento da publicação desta reportagem, a Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia em São Paulo, não se pronunciou sobre os problemas na região. O espaço permanece aberto para eventuais atualizações.