O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou nesta terça-feira (9) a tão aguardada 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar. Este lançamento traz uma inovação marcante: os mapas-múndi agora mostram o território brasileiro no centro do mundo.
O Atlas é uma ferramenta crucial para estudantes de todo o país, fornecendo dados geográficos, cartográficos e estatísticos do Brasil e de mais de 180 países. Ele é uma fonte valiosa de informações sobre clima, vegetação, uso da terra, divisão política e regional, características demográficas, indicadores sociais, espaço econômico, redes, além da diversidade ambiental, tanto do Brasil quanto de outras nações.
“Com mais de 200 mapas, dentre físicos, políticos e temáticos do Brasil e do mundo, a nova edição destaca, ainda, aqueles que indicam os territórios quilombolas e a distribuição de pessoas quilombolas e indígenas, além da cobertura e uso da terra e espécies ameaçadas de extinção”, informou o Instituto.
Além da versão impressa, o Atlas Geográfico Escolar terá uma edição digital no portal do IBGE, apresentando inovações na forma de apresentação das informações. A inclusão do Brasil no centro do mundo é apenas uma das surpresas dessa edição. Outra novidade são os QR codes disponíveis na publicação impressa, que direcionam para gráficos interativos na versão digital, bem como para vídeos e links com conteúdos complementares.
A versão digital também permitirá o download do arquivo da versão impressa e a realização de busca por temas e palavras-chave, oferecendo uma experiência ainda mais dinâmica e interativa para os usuários.
A publicação impressa está disponível para compra na loja virtual do IBGE, enquanto a versão digital pode ser acessada diretamente no portal do Instituto.
Com o lançamento dessa nova edição do Atlas Geográfico Escolar, o IBGE reforça seu compromisso em fornecer informações atualizadas e de qualidade, contribuindo para o aprendizado e a educação geográfica em todo o país.