O mercado financeiro brasileiro está otimista com o crescimento econômico do país em 2024. Pela primeira vez, analistas projetam uma alta acima de 2% no Produto Interno Bruto (PIB). Segundo o Boletim Focus, divulgado hoje pelo Banco Central, a taxa esperada para o PIB é de 2,02%.
Inflação e Taxa Selic
Apesar do cenário positivo, a inflação continua sendo monitorada de perto. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medidor oficial da inflação, deve encerrar o ano de 2024 em 3,73%, um aumento de 0,02 ponto percentual em relação à estimativa da semana anterior. Além disso, a projeção para 2025 também foi revisada, passando de 3,56% para 3,60%.
A pressão inflacionária levou os analistas de mercado a ajustarem suas expectativas em relação à taxa básica de juros, a Selic. A previsão agora é que a Selic alcance 9,50% até o final deste ano. Para 2025, a projeção foi reduzida de 9,50% para 9,0%.
Cotação do Dólar
A moeda norte-americana também está sob os holofotes. Especialistas ouvidos pelo Banco Central projetam que o dólar encerre 2024 cotado a R$ 5,00. Essa previsão surge após uma semana de forte alta, impulsionada pela tensão geopolítica entre Israel e o Irã, bem como pela revisão das metas fiscais do governo. Na terça−feira, dia16 de abril,o dólar atingiu o maior valor desde março de 2023,chegando a R$ 5,28.
Boletim Focus
O Boletim Focus, publicado semanalmente desde o ano 2000, reúne as estimativas estatísticas de analistas consultados pelo Banco Central. Essas projeções são essenciais para orientar investidores, empresários e tomadores de decisão no cenário econômico brasileiro. Para mais informações sobre as instituições consultadas, acesse o site do Banco Central.