A mais recente edição do Data Stories, lançada pela Kantar IBOPE Media, coloca o vídeo no centro das atenções, explorando tendências e previsões sobre os caminhos dessa forma de entretenimento junto ao público brasileiro. Intitulado “Tendências e previsões para o vídeo: os caminhos do vídeo junto ao consumidor brasileiro”, o material oferece insights valiosos ao conectar hábitos globais com o comportamento local.
De acordo com os dados apresentados, 35% dos brasileiros consideram a televisão como sua principal fonte de entretenimento, sendo que 71% gostam de relaxar assistindo à TV. Nesse cenário, as TVs Conectadas (CTVs) ganham destaque, oferecendo um equilíbrio entre personalização e privacidade. Esses dispositivos permitem acompanhar a granularidade de cada canal e conteúdo (seja linear ou on demand) sem o compartilhamento de dados sensíveis ou pessoais. Atualmente, as CTVs têm uma penetração de 60% no Brasil, com maiores destaques em cidades como Fortaleza (68%), Brasília (65%) e São Paulo (63%).
Por outro lado, 49% dos brasileiros afirmam que os serviços de transmissão online alteraram a forma como assistem à TV. Os motivos que levam à assinatura de uma plataforma de vídeo online incluem um amplo catálogo de filmes e séries novos (46%), um catálogo extenso de filmes e séries antigos (24%) e conteúdo original do fornecedor (15%).
O ano de 2023 testemunhou o lançamento de aguardados produtos audiovisuais em diversos canais. Produções como “Barbie”, “Super Mario Bros. O Filme” e “A Pequena Sereia” integraram universos que vão desde games e redes sociais até música, TV linear e plataformas de vídeo online. A tendência de transversalidade do conteúdo também se refletiu na transformação de eventos presenciais em programações, como a transmissão do festival The Town pela TV e turnês musicais gerando filmes para o cinema.
A ascensão do conteúdo crossmedia é evidenciada pelos dados da Kantar, que indicam que 22% das pessoas consomem vídeo online e TV linear em um único dia, enquanto 26% assistem exclusivamente ao formato linear. Os brasileiros são consumidores multiplataforma, embora a grande tela continue sendo a forma predominante de consumir conteúdo, inclusive para títulos online.
A expectativa para 2024, segundo a Kantar, é de que a presença multicanal continue a crescer nos grandes lançamentos audiovisuais. As audiências transitam entre diferentes meios e telas, consumindo conteúdo em diversos canais e plataformas, buscando-o onde quer que esteja disponível.
Esses dados indicam não apenas a evolução contínua dos hábitos de consumo de vídeo, mas também a necessidade crescente de adaptabilidade por parte da indústria do entretenimento para atender às demandas de uma audiência cada vez mais diversificada e multiplataforma.