A gigante do comércio eletrônico, Mercado Livre, anunciou na quarta-feira (31/1) a aquisição dos naming rights do estádio do Pacaembu, em São Paulo. O contrato, com duração de 30 anos, transforma o icônico complexo esportivo no Mercado Livre Arena Pacaembu.
Apesar da mudança, o compromisso histórico do Pacaembu permanece intacto, mantendo o nome original “Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho” na fachada. O complexo, tombado como patrimônio histórico, preserva sua identidade enquanto se associa a uma das maiores empresas de tecnologia e comércio eletrônico da América Latina.
Eduardo Barella, CEO da concessionária responsável pelo estádio, destacou a importância do acordo, ressaltando que as negociações entre Mercado Livre e Pacaembu iniciaram em junho de 2023. O contrato, avaliado em mais de R$ 1 bilhão, é considerado o maior acordo de naming rights na história do Brasil.
O investimento abrange não apenas o estádio, mas todo o complexo, incluindo ginásio, piscina olímpica, centro de tênis e camarotes. Fernando Yunes, vice-presidente sênior do Mercado Livre, enfatizou a abrangência do compromisso, destacando que a empresa estará presente em todos os aspectos do Pacaembu.
“A representação é um dos maiores investimentos que o Mercado Livre fará este ano. Não é só no estádio propriamente dito, nós também estaremos presentes em todo o complexo: ginásio, piscina olímpica, centro de tênis e camarotes. O investimento passa de R$ 1 bilhão e é um contrato de até 30 anos. É o maior contrato de naming rights da história do Brasil”, afirmou Yunes.
A Allegra Pacaembu, durante as negociações, recebeu diversas propostas, mas optou pelo Mercado Livre, alinhando-se com a visão da concessionária para o estádio, que está em fase final de reforma.
A reinauguração do Pacaembu está programada para 29 de junho deste ano, e o evento contará com a presença marcante do Mercado Livre em todas as celebrações.
Barella, CEO da Allegra Pacaembu, enfatizou que o objetivo é transformar o Pacaembu em um centro de atividades diárias, indo além dos jogos de futebol. O complexo oferecerá instalações para a população, incluindo equipamentos de exercícios, hotel, escritório e centro de convenções.
O investimento expressivo do Mercado Livre no Pacaembu reflete sua crescente associação ao esporte, com patrocínios a equipes renomadas, como o Flamengo, tanto no futebol masculino quanto no feminino, além da Conmebol.
Fernando Yunes, vice-presidente sênior do Mercado Livre, comentou sobre a satisfação de associar a marca ao Pacaembu, uma das top 10 marcas mais lembradas da cidade de São Paulo, destacando o movimento contínuo de associação da empresa ao universo esportivo.