O Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é um tema que anualmente atrai a atenção dos contribuintes. Neste ano de 2023, o aguardado quarto lote de restituição estará disponível para consulta a partir das 10h da próxima quinta-feira, dia 24 de agosto. Aqueles que estão ansiosos para saber se terão valores a receber poderão verificar os detalhes no site da Receita Federal.
Dados Relevantes do Lote
Para um total de 6.118.310 contribuintes, o crédito bancário será realizado no dia 31 de agosto, representando um montante de R$ 7,5 bilhões. Vale ressaltar que desse valor, R$ 914,1 milhões são destinados aos contribuintes que possuem prioridade legal.
Esse grupo prioritário engloba diferentes categorias:
– 11.960 contribuintes idosos acima de 80 anos;
– 86.427 contribuintes entre 60 e 79 anos;
– 9.065 contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave;
– 30.453 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
– 219.288 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado pelo recebimento via Pix.
Além desses grupos prioritários, estão inclusos 5.761.117 contribuintes não prioritários que entregaram suas declarações até o dia 29 de maio deste ano.
Procedimento de Consulta
A consulta aos valores do lote de restituição pode ser realizada de forma simples e prática através do site da Receita Federal. Ao acessar a área “Meu Imposto de Renda”, os contribuintes podem clicar em “Consultar a Restituição”. Aqueles que preferem o uso de dispositivos móveis também têm a opção de realizar a consulta através do aplicativo da Receita Federal disponível para tablets e smartphones.
Recebimento e Resgate
O pagamento das restituições está agendado para o dia 31 de agosto. Os valores serão creditados nas contas informadas na declaração do Imposto de Renda ou por meio da chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
No caso de problemas com a conta informada, como uma conta desativada, os valores permanecerão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Para isso, os contribuintes podem agendar o crédito em outra conta bancária de sua titularidade através do Portal BB ou dos números de telefone de atendimento do banco.
É importante salientar que, caso o valor da restituição não seja resgatado no prazo de um ano, o contribuinte deverá efetuar o pedido de restituição não resgatada no Portal e-CAC. Através deste processo, o cidadão poderá solicitar o valor que lhe é devido.
Com a chegada do quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2023, é fundamental estar ciente dos prazos, das formas de consulta e dos procedimentos de resgate para assegurar que os valores sejam devidamente recebidos pelos contribuintes.