A Defesa Civil de Maceió emitiu uma nota na noite desta segunda-feira (4) alertando sobre uma leve aceleração na velocidade vertical de afundamento do solo acima da mina nº 18 da Braskem. A área em questão está localizada na região do antigo campo do Centro Sportivo Alagoano (CSA), no bairro do Mutange. O deslocamento vertical acumulado da mina atingiu 1,80 metros, com uma velocidade vertical de 0,26 cm por hora, representando um movimento de 6,3 cm nas últimas 24 horas.
Comparado ao boletim divulgado pela manhã, houve um ligeiro aumento na velocidade vertical, que anteriormente estava em 0,25 cm por hora. Esses dados indicam uma preocupante movimentação do solo na região.
O alerta máximo de risco iminente de colapso da mina persiste, e a Defesa Civil ressalta a importância da população evitar a circulação na área desocupada até uma nova atualização do órgão. A recomendação é uma medida de precaução enquanto são aplicadas medidas de controle e monitoramento para mitigar os perigos associados ao afundamento do solo.
A situação requer atenção contínua por parte das autoridades locais, e a Defesa Civil deve fornecer informações regulares à população para garantir a segurança e bem-estar dos moradores afetados. A área em questão já enfrentou desafios significativos em decorrência de problemas geotécnicos relacionados à exploração de sal-gema pela empresa Braskem.