A Tesla, empresa liderada por Elon Musk, lançou oficialmente sua usina de energia virtual (VPP) em Porto Rico, Estados Unidos. Com um potencial de mais de 300 MW, a VPP pode se tornar a maior do mundo, graças à grande base de usuários do Powerwall, a bateria de energia solar da Tesla, na região.
As usinas de energia virtuais agregam ativos de energia distribuída, como energia solar de telhado e armazenamento de energia doméstica, para oferecer serviços à rede elétrica, incluindo a redução de picos de demanda. A Tesla retira energia desses ativos dos clientes para ajudar a rede quando necessário e compensa os clientes em troca, transformando-os em uma usina de energia virtual.
A VPP lançada pela Tesla na Califórnia já provou ser bem-sucedida em seu primeiro ano. Recentemente, a empresa lançou outra usina no Texas, que também se mostrou lucrativa para os proprietários de baterias da Tesla. Agora, a inauguração da VPP em Porto Rico é de grande importância para a região, que precisa urgentemente de uma rede de energia mais estável.
Porto Rico tem cerca de 75 mil proprietários das baterias Powerwall da Tesla, que agora têm a oportunidade de se inscrever na VPP por meio do aplicativo da empresa. A colaboração entre a Tesla, Sunova Energy e SunRun visa não apenas tornar essa usina a maior do mundo, mas também reduzir rapidamente a frequência e duração dos desligamentos da rede elétrica em Porto Rico.
A iniciativa representa um passo significativo em direção a um sistema de energia mais sustentável e estável, proporcionando benefícios tanto para os consumidores quanto para o meio ambiente. A Tesla continua a liderar o caminho na inovação energética, transformando a forma como pensamos sobre a produção e distribuição de energia elétrica.