Com o prazo de envio do Imposto de Renda (IR) 2024 se aproximando, é importante entender as regras e possibilidades relacionadas à declaração. Vamos explorar os principais pontos para que você possa se preparar adequadamente.
Prazo de Entrega
A Receita Federal divulgou as regras para a declaração do Imposto de Renda (IR) de 2024, com base no ano de 2023. O período de entrega da declaração começa em 15 de março e se estende até o dia 31 de maio. Essa data é padrão e será válida também para os próximos anos.
Deduções Permitidas
Muitos contribuintes têm dúvidas sobre o que pode ser abatido no IR 2024. Vamos esclarecer algumas das despesas que podem ser deduzidas:
- Educação: Gastos com educação própria ou de dependentes.
- Saúde: Despesas médicas e hospitalares.
- Dependentes: Valores relacionados a dependentes.
- Previdência: Contribuições para a previdência.
- Pensão Alimentícia: Valores pagos ou recebidos como pensão alimentícia.
- Despesas Profissionais: Profissionais autônomos podem deduzir despesas relacionadas à sua atividade.
- Empregados Domésticos: Em alguns casos, é possível deduzir despesas com empregados domésticos.
- Doações: Valores doados a instituições beneficentes.
Dedução de Gastos Veterinários
Apesar do Projeto de Lei 340/2023 em tramitação no Congresso Nacional, que trata da possibilidade de dedução de gastos veterinários do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), a Receita Federal ainda não permite a dedução de despesas com animais de estimação, independentemente do valor ou tipo de gasto. A análise dessa possibilidade está em andamento na Câmara dos Deputados e no Senado. Caso aprovada, a dedução só será possível a partir da declaração do próximo ano.
Multa e Regularização
Lembre-se de que o não preenchimento correto dos documentos e a inscrição de dados incorretos até o fim do prazo legal estão sujeitos a multa. Enquanto não enviar a declaração, o CPF fica na situação “pendente de regularização”.
Vale lembrar que a declaração do IR em 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Portanto, fique ligado e não perca o prazo de declaração!