A Vale (VALE3) e o grupo siderúrgico indiano Essar assinaram uma carta de intenções estabelecendo uma parceria estratégica para o fornecimento de aglomerados de minério de ferro para o projeto Green Steel Arabia (GSA), localizado na Arábia Saudita. Esse acordo representa um passo importante para a Vale, pois é o primeiro acordo preliminar de fornecimento firmado com um cliente que estará instalado em um Mega Hub, um complexo industrial voltado à fabricação de produtos siderúrgicos de baixo carbono.
Detalhes do Acordo:
De acordo com o acordo, a Vale fornecerá 4 milhões de toneladas por ano de aglomerados de minério de ferro, que podem ser pelotas ou briquetes, para a rota de redução direta do projeto Green Steel Arabia. Os briquetes serão produzidos pela Vale no próprio Mega Hub da Arábia Saudita, enquanto as pelotas poderão ser produzidas pela empresa em Omã ou no Brasil.
O vice-presidente de Soluções de Minério de Ferro da Vale, Marcello Spinelli, destacou a importância do acordo para o desenvolvimento dos Mega Hubs, que têm como objetivo apoiar a descarbonização do setor siderúrgico e contribuir para a luta global contra a mudança climática. Além da Arábia Saudita, a Vale também anunciou planos para Mega Hubs nos Emirados Árabes Unidos e em Omã.
Investimento da Essar Group:
O head do Essar Group na Arábia Saudita, Naushad Ansari, revelou que o grupo indiano planeja investir cerca de US$ 4,5 bilhões na instalação de uma usina siderúrgica integrada em Ras Al Khair, na Arábia Saudita. O projeto da Essar busca ser a primeira iniciativa de aço verde na região e será composto por uma unidade de redução direta com capacidade de 5 milhões de toneladas por ano, uma laminadora de tiras a quente com capacidade de produção de 4 milhões de toneladas por ano e uma laminadora a frio com 1 milhão de toneladas por ano de capacidade, além de outras linhas de produtos.
A parceria entre a Vale e o grupo Essar representa um passo significativo em direção à produção de aço sustentável na Arábia Saudita e reforça o compromisso da Vale em contribuir para a redução das emissões de carbono no setor siderúrgico. Com o fornecimento de aglomerados de minério de ferro de alta qualidade, a Vale desempenha um papel fundamental na viabilização desse projeto de aço verde na região.